Objeto de Decoração – Como Arrumar para Decorar?

Falando em decorar com objeto de decoração neste pequeno artigo eu gostaria de dar algumas referências a quem pretende ter uma idéia de como dispor elementos, agrupando-os ou não, para conseguir um bom efeito decorativo em quarto de casal, sala de estar, sala de jantar e outros espaços. As possíveis formas de disposição e efeitos para este tipo de trabalho são incontáveis e valem de criatividade aliada a uma boa observação para tirar algumas conclusões ou regras sobre o assunto.

Para melhor deixar algumas dicas de como realizar a decoração com objetos serão apresentados alguns exemplos nos quais tentarei destacar alguns pontos que permitem um resultado visual interessante e bacana que podem ser idéia de decorar com objetos que você tenha em sua própria casa. Aposte destes exemplos e conseguirá uma bom visual de sua moradia apenas com alguns objetos decorativos ou coisas que já possui. Vejamos:

 

Nesta foto de sala de estar que mistura elementos clássicos e contemporâneos é perfeitamente perceptível a distribuição simétrica de objetos ao redor da lareira para obter um equilíbrio visual marcante. As cores são muito bem escolhidas nos vasos, flores, painéis etc. A escultura sobre a mesa de mármore faz praticamente o papel de ponto focal em torno da qual estão distribuídos outros elementos de maneira simétrica. Qual a idéia de decoração? Coloque objetos de forma a estabelecer uma simetria em relação a um ponto focal. Uma boa idéia! Não?

objetos decorar disposicao 12 Objeto de Decoração   Como Arrumar para Decorar? | Decoração, Design e Arquitetura

Para esta sala de estar o equilíbrio não é tão evidente quanto o primeiro. No entanto observe que o quadro estabelece as regras para as cores que aparecem em pinceladas distribuídas ao redor dele. Perceba o agrupamento de objetos sobre a mesa de centro. É possível ver uma boa amarração por repetição de formas semelhantes em pequenos vasos associados a um elemento de cor que orna com o quadro que são as flores vermelhas. As formas também são exploradas em outros vasos no armário à esquerda em que nitidamente apresentam cores que compõem o quadro. A idéia aqui é o agrupamento de elementos de mesma forma ou de formas distintas para criar um visual harmônico de destaque.

objetos decorar disposicao 13 Objeto de Decoração   Como Arrumar para Decorar? | Decoração, Design e Arquitetura

 

Nesta decoração de leve característica clássica, nas duas imagens abaixo, observa-se em primeiro lugar que as cores são sugeridas em acompanhamento aos tons presentes no quadro. Quantos aos objetos, pode ser ver sobre a bandeja três pequenas garrafas de formas parecidas e constituídas de vidro transparente. Completando o agrupamento, encontram-se galhos secos que criam um contraste todo especial no agrupamento. Observe, também, o banco ao lado da poltrona em que se encontram revistas. Além da idéia proposta para a organização das revistas fica implícita a funcionalidade da arrumação para leitura. Olhe a segunda imagem e perceba toda a distribuição de objetos e a simetria presente nos elementos.

objetos decorar disposicao 15 Objeto de Decoração   Como Arrumar para Decorar? | Decoração, Design e Arquitetura

objetos decorar disposicao 14 Objeto de Decoração   Como Arrumar para Decorar? | Decoração, Design e Arquitetura

 

 

Aqui nesta decoração quarto de casal o destaque fica para as listras em estampas na cor azul que se distribui por vários elementos. Mas perceba o agrupamento de objetos sobre a mesa que faz o papel de criado mudo. É nítida a exploração da idéia de repetição em objetos decorativos de mesma forma com contraste de alguns elementos como a planta e o ventilador que praticamente formam implicitamente um cilindro. A idéia é a de que um agrupamento  pode soar equilíbrio se estiverem dispostos de maneira a implicitamente completarem uma forma geométrica.

objetos decorar disposicao 16 Objeto de Decoração   Como Arrumar para Decorar? | Decoração, Design e Arquitetura

 

Nesta pequena decoração com objetos é marcante a presença da simetria na parte superior e inferior do aparador. Observe que elementos centrais fazem papel de destaque nos dois casos. Acima os dois pequenos barcos e abaixo o vaso mais alto ao centro. O equilíbrio na parte superior tem um aspecto altamente marcante por elementos praticamente semelhantes incluindo até mesmo as plantas presentes em vasos transparentes. Logo, a simetria também é uma boa forma de agrupar objetos decorativos semelhantes.

objetos decorar disposicao 1 Objeto de Decoração   Como Arrumar para Decorar? | Decoração, Design e Arquitetura

 

Já esta sobre a mesa de centro a arrumação não tem o aspecto simétrico, antes citado. Os Livros deitados sobre os quais estão os vasos fortalece toda aparência decorativa da composição. À direita vasos oferecem a repetição de formas que constitui um todo com a composição do vaso com flores e outros elementos geométricos decorativos. Observe que esta ligação é feita pela cor azul. Toda a composição valoriza ainda mais a planta e suas flores. Agora veja ao fundo e os pequenos vasos com flores que identificam novamente uma repetição de elementos.

objetos decorar disposicao 2 Objeto de Decoração   Como Arrumar para Decorar? | Decoração, Design e Arquitetura

 

Aqui, a composição da decoração sobre a mesa lateral segue princípios semelhantes ao apresentado acima. Repare o contraste e repetição oferecida pelos pequenos vasos vermelhos, a cor dos livros e a cor das almofadas. A planta valoriza ainda mais os vasos dado principalmente pela complementaridade das cores verde e vermelha.

objetos decorar disposicao 3 Objeto de Decoração   Como Arrumar para Decorar? | Decoração, Design e Arquitetura

 

Já esta arrumação tem a particularidade da adoção de cores neutras que valoriza o laranja presente nas flores, Mais uma vez o agrupamento do abajur e vasos reforçados pela presença dos livros na base geram uma aparência geométrica de estabilidade e equilíbrio. Observe que os livros são um bom recurso para reforçar e valorizar composições decorativas com objetos.

objetos decorar disposicao 4 Objeto de Decoração   Como Arrumar para Decorar? | Decoração, Design e Arquitetura

 

Nesta decoração de banheiro é possível perceber harmonia por semelhança de materiais entre as pias e o vaso, repetição de formas (Onde?) e nos objetos, harmonia de cores.

objetos decorar disposicao 5 Objeto de Decoração   Como Arrumar para Decorar? | Decoração, Design e Arquitetura

 

Até, mesmo, alimentos compõem uma bela decoração quando aliados a outros objetos como pode ser visto nesta foto. Observe a sensação de continuidade e extensão fornecido por todos os elementos  que estão sobre a pia. Uso de repetição de elementos em alguns casos e uma paleta colorida fornecida pelos alimentos que de certa forma combinam com as cores dos detalhes sobre a mesa.

objetos decorar disposicao 6 Objeto de Decoração   Como Arrumar para Decorar? | Decoração, Design e Arquitetura

 

Aqui o quarto que segue tem o destaque para cores neutras do mobiliário reforçando junto ao branco uma série de objetos decorativos. Mas não só isso, as texturas também têm muita importância na harmonia deste espaço. Veja a repetição presente nas almofadas decorativas deste trabalho, como também, no estilo dos painéis apresentados.

objetos decorar disposicao 7 Objeto de Decoração   Como Arrumar para Decorar? | Decoração, Design e Arquitetura

 

 

Aqui a composição presente acima da lareira mostra novamente a simetria de elementos, livros valorizando objetos sobre a mesa de centro e canto, uniformidade de materiais e desenhos no armário, destaque laranja em alguns elementos etc.

objetos decorar disposicao 8 Objeto de Decoração   Como Arrumar para Decorar? | Decoração, Design e Arquitetura

 

Nesta composição pode-se dizer que o equilíbrio estabelecido seja oculto. Você já deve estar acostumado com o que foi visto aqui até agora. Responda você os detalhes de todas as decorações apresentadas abaixo para seu próprio reconhecimento e aprendizado de decoração.

objetos decorar disposicao 9 Objeto de Decoração   Como Arrumar para Decorar? | Decoração, Design e Arquitetura

objetos decorar disposicao 10 Objeto de Decoração   Como Arrumar para Decorar? | Decoração, Design e Arquitetura

objetos decorar disposicao 11 Objeto de Decoração   Como Arrumar para Decorar? | Decoração, Design e Arquitetura

 

Decorar com objetos tem suas regras e validades. No entanto, isto não quer dizer que realizá-la não exija criatividade e percepção. O uso de contraste em cores, formas, materiais, texturas etc, oferecem uma infinidade de possibilidades para agrupamento de objetos transformando-o em um forte e destacado elemento decorativo. A harmonia obtida pela repetição oferece também um forte elemento de amarração na composição criando estabilidade e bons efeitos.

Enfim, brinque, ora com características semelhantes e ora contrastantes, para ver os resultados. Estabeleça uma paleta de cores que agrade ou com objetos que já tenha. Distribua os agrupamentos de maneira equilibrada em todo o espaço a decorar e com certeza chegará a um resultado visual atrativo e harmonioso.

Para conhecer mais sobre decorar com objetos de decoração: Decoração,cores e distribuição de objetos, Simples decoração 

 

imagens: inspiracionline, houzz, desiretoinspire,

email

Pesquisas que levaram a este Blogsite:

  • decoração objetos
  • decoração lareira
  • como arrumar um centro de sala
  • enfeite de mesa de canto p quarto de casal
  • objeto de decoração p interiores