Estilo Rústico de Decoração com Elementos Sustentáveis

 Estilo Rústico de Decoração com Elementos Sustentáveis | Decoração, Design e ArquiteturaAqui no estilo rústico de decoração acabamento grosseiro, seja da alvenaria ou do mobiliário, o uso de madeira de demolição, o uso de tecidos vistosos e cores quentes, entre outras características, revelam o aconchego tão solicitado neste tipo de ambiente. Estilo típico “casa de fazenda” pode ter parede com tijolos aparente, mobiliário com a aparência envelhecida, e mesmo assim, manter a elegância e charme, preservando o acolhimento necessário para um bom descanso.

Assim, a palavra rústico está relacionada ao campo, ao ambiente rural e elementos que possuem características grosseiras, sem muito cuidado com os detalhes. A estilo rústico tem aparecido por envolver até mesmo a questão da sustentabilidade e reciclagem de alguns materiais naturais (Madeira de Demolição).

 Então qualquer objeto ou peça rústica deve ser constituída de material natural e acabamento imperfeito. Apesar do mau acabamento, ele tem sua dose de cuidado e desenvolvimento. A ideia e lembrar a vida de campo ou à vida colonial, com mesas feitas com rodas de carro de boi, peneiras de palha, panelas de ferro e de pedra, cestos, gamelas e cuias, ou ter peso, de material natural, aparentemente pouco trabalhado feitos de tronco de árvore.

Veja a opinião da designer de interiores Vivianne Pontes a respeito do assunto: “Fuja dos vernizes e lacas brilhantes. Busque peças com mais textura. Lembre-se que pra ser rústico é preciso enxergar o material base, os veios, a fibra. O estilo costuma ser despretensioso, e é comum vir acompanhado de artesanato. Uma colcha de patchwork não é exatamente um objeto rústico, mas costuma compor um ambiente rústico”, explica a especialista, que indica essa escolha para apenas algumas pessoas.

“Acho decoração temática sempre desinteressante, se não for autêntica. Nossa casa é cheia de significados e mostra nossos anseios, gostos, conta a história da gente. Então, se a pessoa mora em uma fazenda, acaba tendo uma casa rústica naturalmente, e pode ser bacana que ela tenha, por exemplo, arreios na decoração. Mas em uma cidade este elemento seria fora de propósito, a menos que contasse uma história pessoal. A decoração tem que harmonizar com a pessoa e com o lugar onde ela vive, pois só assim ela se sente mais confortável dentro de casa. É claro que se pode ter a casa inteira em estilo rústico, se isso combinar com a dona da casa e com o lugar onde ela vive. Não sendo o caso, para quem apenas gosta desse estilo, é melhor optar por detalhes ou alguns móveis. Incorporar algumas peças rústicas não significa que sua decoração é rústica, mas a terminologia não é realmente importante. O resultado, uma casa confortável de se ver e viver, é que deve ser o objetivo final” O que você acha disto?

O  imagem acima mostra um moderno estilo rústico de decoração composto de pedras pretas, teto de carvalho, piso de bambu e o jardim vertical de samambaias.

O estilo rústico de decoração de casas e ambientes, tem grande aceitação na atualidade principalmente levando em conta a questão da preservação ambiental. Veja mais sobre ele em Perfil do Estilo Rústico

Decoracao rustica 1 Estilo Rústico de Decoração com Elementos Sustentáveis | Decoração, Design e Arquitetura

Decoracao rustica 2 Estilo Rústico de Decoração com Elementos Sustentáveis | Decoração, Design e Arquitetura

Decoracao rustica 3 Estilo Rústico de Decoração com Elementos Sustentáveis | Decoração, Design e Arquitetura

Decoracao rustica 4 Estilo Rústico de Decoração com Elementos Sustentáveis | Decoração, Design e Arquitetura

Decoracao rustica Estilo Rústico de Decoração com Elementos Sustentáveis | Decoração, Design e Arquitetura

Obrigado pela visita   Marcos

email

Pesquisas que levaram a este Blogsite:

  • quarto de casal rustico
  • decoraçao de interiores estilo rustico
  • decoracao de interiores rusticos
  • decoraçao de interiores rustico
  • estilo rustico