Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas

sala jantar moveis6 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e ArquiteturaA Decoração de Sala Jantar bem como a adoção de móveis de sala de jantar tem seu valor e aspecto importantes, dado que este ambiente está em uma área social e, mais ainda, integrado com a sala de estar e sala de TV na maioria das moradias da atualidade. Na Sala de Jantar além de nossos próprios filhos e parentes, recebemos, também, amigos o que a torna parte de um espaço de convívio muito maior formado por vários ambientes.

Pensando nisto, neste artigo serão apresentadas algumas regras e dicas que poderão colaborar com quem deseja decorar ou estabelecer uma nova decoração de sala de jantar. No entanto, em primeiro lugar, cabe lembrar que várias delas já foram apresentadas em alguns artigos neste blogsite. Para tal, basta observar, por exemplo, os artigos Decoração de Sala de Estar ou Decoração de quarto de casal. Se quiser, você pode confirmar mais tarde nestes exemplos. Comecemos então:

ESPAÇO E DIMENSÕES DO MOBILIÁRIO

Podemos encontrar salas de jantar que possuem armário ou cristaleira, aparador e até outros móveis, no entanto, é bom lembrar que caso haja espaço para a adoção destes móveis com a intenção de suprir armazenagem, eles deverão comportar todos os itens, ou seja, tudo deve ter o seu lugar. Ao guardar algo se não houver um lugar específico, isto pode representar prejuízos e desapontamento. O mobiliário da sala de jantar deve ser bem planejado e adequado para atender suas necessidades de espaço. Assim, é necessário verificar se o móvel que deseja apresenta as dimensões ideais para suportar todo o armazenamento de itens que deseja guardar. É sempre bom lembrar que móveis planejados podem colaborar com o ganho de cada centímetro do espaço proporcionando a otimização dele. Muito cuidado com a circulação para que não se tenha a sensação de bloqueio, ou mesmo, que se saia chutando pés de cadeiras ou mesa. Como dito em outros artigos, faça desenhos, use jornais para marcar o chão em áreas que serão ocupadas possibilitando verificar se as dimensões dos móveis que vai adquirir permitem uma circulação adequada. Também cabe saber quantas pessoas farão uso da mesa de jantar o que é possível de ser respondido com base na vida cotidiana do morador, ou seja, responder as seguintes questões: quantos costumam a jantar, ou mesmo, a almoçar, caso aconteça? Esta informação é fundamental para tomada de decisão de quantos lugares deverá dispor a mesa.

ESTILO DE DECORAÇÃO

sala jantar moveis13 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e ArquiteturaComo sempre o primordial para qualquer projeto de decoração e, claro, incluindo a decoração sala de jantar surge em conhecer a resposta da seguinte questão: Qual é seu estilo? Para tal, é necessário responder: Que cor gosta? Quais tipos de salas de jantar você já viu e quais os que mais gostou? Que tipo de mobiliário prefere? Prefere ambientes mais, ou menos minimalistas? Que tipo de material que você mais aprecia em uma decoração? Responda com o que realmente sente sobre estas questões e anote tudo. Uma forma para responder estas questões, encontra-se em exemplos de revistas, mostras, internet e diversos outros lugares. Olhe com atenção a sala de jantar e o mobiliário e escolha aquela que faz seu estilo.

LAYOUT DA SALA: Desenho do espaço, mobiliário prevendo a circulação necessária

estarjantar1layout Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e ArquiteturaCom base na Avaliação do espaço e Mobiliário necessário, visto acima, agora chegou a hora de saber se o mobiliário que possui é ideal, não havendo a necessidade de trocá-lo, ou se vai adquirir um novo. Sugiro que para a escolha observe as seguintes regras:

 

Sem uma circulação adequada, não há como se sentir bem. Assim, o mobiliário deve estar presente de forma a não comprometer quem vai andar pela sala de jantar.

 

As cadeiras quando puxadas para se sentar devem fornecer um espaço livre para circulação em passagens e corredores de pelo menos 70 a 80cm. O ideal na decoração de sala de jantar, é que as posicionadas com as costas para a ou as paredes, também preservem estas distâncias, caso haja espaço para isso. Entretanto, sabemos, hoje, que os espaços reservados para as salas das novas moradias são pequenos. Neste caso, entre a mesa e a parede deve haver o espaço necessário de forma que a cadeira possa ser puxada para que uma pessoa se sente confortavelmente. Este espaço, em regra geral (É lógico, com exceções), é de pelo menos 70cm.

 

Atenção: com base no dito acima, fica claro que a definição da mesa a ser adquirida deve ser tal que respeite os espaços estipulados. Outro fator importante é saber de quantos lugares na sala de jantar ela deverá dispor. Para isso, pode-se encontrar mesas em diversos tamanhos e formas para suprir esta necessidade. No entanto, lembre-se que a CIRCULAÇÃO do ambiente deve estar em primeiro lugar.

 

Uma idéia bacana: as mesas extensíveis, dobráveis etc, são um verdadeiro exemplo de versatilidade para diversas situações principalmente no que se trata de pequenos espaços uma vez que elas podem disponibilizar mais lugares de uma forma prática e inteligente sem perda da beleza. Se o espaço for muito pequeno pense nesta opção.

 

Dados estes detalhes já é possível decidir se é necessário adquirir ou não um novo mobiliário. De qualquer forma meça com muita atenção a área reservada para o espaço de sua sala. Crie um desenho que represente este espaço em escala e desenhe de forma simples os móveis, também em escala, neste espaço de forma a respeitar as regras acima. CUIDADO! O ideal é que faça isso com muita atenção para não adquirir um móvel de tamanho inadequado o que pode representar prejuízo no seu bolso. Em caso de dúvida, você pode pedir a ajuda de um profissional para esta tarefa. Existem diversos métodos para a elaboração de um layout. Um deles é o uso dos jornais juntados ou recortados nas dimensões dos móveis que deseja adquirir no chão para a verificação que os detalhes de passagens e circulação estejam de acordo com as regras de ergonomia. Você pode também fazer o uso de simuladores que apresentei no post Alguns Simuladores que podem ajudar em seus Projetos para esta tarefa incluindo o projeto da sala de jantar.

 

Lembre-se que o mobiliário deve atender os moradores em gosto e número. Pense assim: Não tem sentido em uma moradia com 4 moradores, ou mesmo, que receba uma média de 5 pessoas, não ter um mobiliário necessário para atendê-los, como, por exemplo, um conjunto de mesa e cadeiras que permitam que se sentem apenas 3 pessoas. Claro que toda regra tem exceção, no entanto, existem algumas alternativas no mercado que permitem a versatilidade de móveis para espaços pequenos, como mencionado acima, liberando novos assentos, o que pode ser visto em alguns posts deste blogsite.

 

A possibilidade de uma sala multifuncional, também não deve ser descartada. Por exemplo, já começa a ser comum em espaços pequenos, ter-se um escritório durante o dia e uma decoração de sala de jantar na noite. Se este é o caso é importante adotar um mobiliário que tenha a versatilidade para atender estas situações diferentes.

 

Em relação à distribuição do mobiliário neste layout, uma das possíveis idéias é de se começar por um ponto que seja foco a partir do qual se executa a distribuição do mobiliário restante. Isto vale para todos os tipos de ambientes.

MOBILIÁRIO E MATERIAIS

sala jantar moveis21 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e ArquiteturaViu-se, acima, que os materiais que comporão o mobiliário dependem do gosto e estilo do morador uma vez que foram escolhidos observando uma série de fontes com diferentes exemplos de salas de jantar. Em mão destas informações o gosto deve prevalecer, entretanto fique atento a estas dicas que poderá ajudar na adoção para o material do mobiliário:

 

O vidro, de certa forma, é considerado um elemento contemporâneo. Ele sugere frieza, transparência e leveza dos ambientes. É uma boa opção para composição do mobiliário em pequenos espaços.

 

A madeira traz aquecimento e aconchego ao ambiente, porém ela pode diminuir a sensação de espaço, fazendo-o parecer menor. Particularmente, sugiro tons claros em ambientes pequenos, ou seja, manter-se o aconchego conservando a sensação de espaço. Caso o gosto do morador indique tons escuros então sugiro um móvel com detalhes não tão extensos em madeira para não ocasionar uma sensação de aperto no ambiente da sala de jantar.

 

O metal, como o vidro, sugere a sensação de frieza e pode dar requinte a uma decoração quando bem aplicado. Neste caso, a presença dele bem distribuída em detalhes pode dar charme e criar uma decoração leve, moderna e até mesmo contemporânea, à sala de jantar.

 

O “plástico”, melhor dizendo, a resina, muito utilizada no mobiliário contemporâneo e moderno, é outra opção. É comum ver-se salas de jantar compostas pela clássica mesa e cadeiras Saarinen (Retrô) em resina que apresentam um toque especial de design e história. Em geral, sugerem leveza dependendo da forma e tamanho que apresentam.

 

Os tecidos poderão ou não, serem utilizados nas cadeiras, claro, dependendo da cadeira. Existem diversos como sarja, camurça, veludo, jacquard, etc. Caso goste de padrões, se a sala de jantar for pequena escolha padrões de gravataria, pois não saturarão visualmente o espaço. As cadeiras não necessariamente deverão ser iguais. É muito comum a alternância de duas cores, caso não use padrões, ou mesmo, formas diferentes nas que ficam nas extremidades da mesa. O uso de cores é uma boa opção, porém é importante que todas ou a maior parte delas tenham cor clara, em espaços pequenos. Também é certo pensar na manutenção dos tecidos, por isso, é importante que sejam impermeabilizados para facilitar a limpeza.

 

Tapete? Aqui deixo minha opinião a respeito. Particularmente gosto da presença do tapete na sala de jantar. Acho que ele dá uma “amarração” e mesmo charme ao ambiente. Por outro lado, não o aconselho em condições de grande tráfego ou em que se esteja propenso a sujar constantemente, o que se tratando de sala de jantar pode ser muito comum. Outra coisa muito importante é que este tapete não deve de forma alguma prejudicar o movimento das cadeiras (pé da cadeira prender no tapete). Para que isso não ocorra é necessário que o tapete seja o suficientemente grande para que a cadeira ao ser puxada, mantenha todos os seus pés sobre ele.

 

A sala de jantar possui janela? Neste caso a cortina poderá ou não ser necessária, dependendo se você deseja ou não privacidade neste ambiente. Caso vá usar cortina, escolha tecidos leves para ambientes pequenos. A opção deve ocorrer de tal forma que este tecido seja capaz de manter a privacidade no ambiente quando fechada a cortina. Uma alternativa de harmonização é procurar a semelhança da textura do tecido das cadeiras com a da cortina. Até mesmo no padrão e nas cores. A possibilidade de erro é menor. Tenha em mente que a cortina deve apenas colaborar com a decoração da sala de jantar completando-a. Assim, muito cuidado para não cometer excessos e comprometer o visual.

 

Enfim, estas são algumas dicas para os mobiliários e materiais que poderão compor e decorar a sala de jantar. Basicamente são eles, mesa, cadeiras, armário, aparador e tapete, conforme o tamanho e a disponibilidade do espaço. Claro que pode haver outros para apoio conforme as necessidades, mas estes são casos esporádicos. É importante buscar harmonizar materiais de forma a ter uma sala de jantar que crie todas as condições de conforto para um momento tão importante da vida.

 

REVESTIMENTOS

O ideal é que as paredes façam um pano de fundo, ora para harmonizar com, ou ora para destacar objetos e/ou móveis distribuídos pela sala de jantar criando um todo harmônico, ou mesmo, um centro de atenção.

 

No caso das cores, pense sobre o que deseja e procure usá-las de forma a não sobrecarregar o ambiente. Como já foi discutido antes em outros artigos, se deseja um destaque em um ambiente pequeno, pinte ou revista com papel de parede, madeira ou mesmo uma série de outros revestimentos no mercado, apenas uma das paredes.

 

Em particular se tratando de cor prefiro usar o branco em espaços pequenos ou variações muito suaves dele, para conservar a sensação de maior dimensão do ambiente. Para as cores vejo que a melhor forma de usá-las é pela pontuação, e assim, criar uma sensação de equilíbrio. Paredes com tons neutros claros são também uma excelente idéia para conseguir destacar cores pontuadas, detalhes e permitir uma decoração que sugere tranquilidade e equilíbrio ao ambiente.

 

Para compreender melhor os efeitos e as sensações fornecidas pelas cores podem ser observados em Cores e suas funcionalidades na Decoração

TECIDOS

Complementando um pouco mais o que foi falado a respeito da cortina, tapete e tecido das cadeiras em mobiliário, pode-se dizer que os tecidos oferecem sensações táteis que podem ou não nos agradar. Assim, ninguém gosta de se sentir mal até mesmo ao tocar um tecido ou ao andar descalço sobre um tapete. Para isso é que se encontram várias opções de tecidos. Isto vale mesmo até para sua sala de jantar. Pesquise, toque-os, e sinta aquele que mais lhe agrada. Em geral tecidos de algodão são mais macios e proporcionam um conforto inigualável (Quanto maior o número de fios mais maciez). Além dele, existem vários outros com a mesma característica.

 

A grande questão aqui é se você tem ou não crianças em casa o que pode determinar uma escolha baseada principalmente na manutenção. Cores claras tendem a mostrar a sujeira e manchas muito mais rapidamente que cores escuras. Uma boa idéia é o uso de capas nas cadeiras da sala de jantar tornando a manutenção muito mais prática. Dado que o mesmo problema pode ocorrer com os tapetes devido ao acumulo de sujeira, então é necessário pensar muito bem na opção de usá-lo.

LUZ PARA A VIDA

sala jantar moveis10 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e ArquiteturaCom relação à luz muito já foi dito sobre sua importância aqui neste blogsite. Continuo afirmando que nenhum trabalho de decoração pode resistir se a iluminação não for adequada. A iluminação tem um significado fundamental para determinação de climas adequados para diversas situações. Além disso, ela pode interferir na sensação de dimensão do espaço, fazendo-o parecer maior ou menor. Para a decoração de sala de jantar, a forma de iluminação adotada pode ser de vários tipos, por isso, novamente busque exemplos e perceba neles as possíveis maneiras de usá-la para criar climas nos ambientes. Tente perceber as sensações que um exemplo de iluminação cria em você? Aí está a resposta para seus sentidos. Até mesmo a luz de velas bem colocada, complementando a iluminação já existente, pode gerar momentos inesquecíveis e especiais em nossa vida.

 

Outra opção que acho interessante na sala de jantar é o uso de pendente sobre a mesa para dar charme e beleza à sala de jantar. Ele até pode fazer um belo contra ponto representando um estilo mais clássico enquanto todo o mobiliário tem um aspecto mais moderno, por exemplo. O uso de luzes de apoio também pode ser importante para criar climas e efeitos especiais na sala. Enfim, no que se trata de luz artificial, o principal é que este tipo de iluminação deve proporcionar claridade suficiente para momentos em que há visitas, festas, etc. E mais ainda, a possibilidade de ajuste para uma iluminação branda ideal para momentos íntimos de um jantar a dois.

 

Não se esqueça da luz natural que também tem um papel importantíssimo na decoração, incluindo a salas de jantar, e por isso, ela deve ser observada com cuidado neste ambiente. Muita atenção para o efeito dela sobre as cores escolhidas para avaliar se realmente a cor lhe oferece a sensação visual de tonalidade que deseja (A dica aqui é pintar a parede em um quadrado de 1mX1m e observar os efeitos da luz natural sobre a pintura em diversos horários para verificar se e a cor está dentro de suas expectativas. Assim você pode escolher a cor adequada de seu ambiente com base na luz).

 

Você pode conhecer mais sobre iluminação em Luminárias: Iluminam e decoram sua casa ou Iluminação sustentável em projetos por Clarissa Goyatá

ORNAMENTOS E OBJETOS DECORATIVOS

A escolha de um belo centro de mesa de murano,vidro ou outros materiais,  por exemplo, pode criar um belo centro de atenção, no entanto, tome cuidado para que ele não seja alto ou chamativo o suficiente para acabar “brigando” com o lustre que foi escolhido para ser o centro das atenções na sala de jantar. Ao escolher os objetos pense no destaque pelas cores, material, formas etc. Os quadros são boas pedidas para completar a decoração da sala de jantar inclusive como guia para cores que pontuarão o ambiente. A única coisa é que precisam ser bem colocados.

 

Espelhos são uma opção interessante para aumentar a sensação de dimensão de um ambiente. No entanto, particularmente, não acho interessante que as pessoas se vejam comendo enquanto jantam ou almoçam. Então sugiro que ao colocar um espelho, procure fazê-lo de forma a criar a sensação de amplitude posicionando de maneira que ele não atrapalhe e nem venha a tirar a atenção das pessoas para outra ocorrência.

 

Enfim, é claro que para um projeto de sala de jantar existem uma série de requisitos e normas baseadas nas particularidades de cada ambiente destinado a ela. No entanto, espero com este artigo ter colaborado com quem pretende criar uma decoração de sala de jantar que possa atender os sonhos e perspectivas de vida para este espaço. Além daqui há uma série de referências sobre o assunto na mídia convencional e em toda a internet. Com paciência e atenção, observando cada um dos itens escrito acima, é possível melhorar em muito sua sala de jantar para que ela proporcione bem estar para os momentos tão importantes de convivência com parentes, amigos e familiares. Deixo, então, algumas salas de jantar para exemplo e inspiração para a sua nova sala. Há salas integradas, minimalistas, modernas contemporâneas etc. Amplie as imagens e veja as que mais lhe agrada.

 sala jantar moveis20 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis19 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis18 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis17 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis16 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis15 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis14 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis13 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis12 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis11 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis10 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis9 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis8 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis7 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis6 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis5 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis4 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis3 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis2 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis1 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

sala jantar moveis21 Decoração de Sala de Jantar: Movéis mais Comuns e Dicas | Decoração, Design e Arquitetura

 

A seguir ficam alguns links de sites com mais algumas informações sobre Sala de Jantar e decoração:

Revista estilo Abril, Revista Casa e Jardim, Eu Decoro, Sempre Tops, Casa de Valentina

email

Pesquisas que levaram a este Blogsite:

  • sala de jantar
  • sala de jantar decorada
  • decoração de salas comuns
  • decoração de sala de estar e jantar
  • decoração salas comuns