Decoração de Sala de Estar e Como Decorar

modularts 6 Decoração de Sala de Estar e Como Decorar | Decoração, Design e ArquiteturaA decoração de sala de estar, como já citado em alguns artigos, pode atender diversas funcionalidades dependendo do tamanho da moradia. Assim, podemos encontrar salas com integração a escritórios e a outros tipos de salas.

 

Ainda encontramos aquelas salas de estar que se convertem promovendo funções especiais de acordo com o período do dia: por exemplo, a conversão de salas, no caso de  ambientes muito pequenos, para pessoas que trabalham em casa, fazendo com que de dia ela seja um home office e à noite sala. Enfim, uma série de necessidades que definem o uso e o mobiliário a adquirir. De qualquer forma, este post focalizará a sala de estar decorada em sua função mais tradicional que é a de receber amigos e familiares, permitindo a socialização das pessoas.

 

É natural que após um dia de serviço todos da casa se reúnam na Sala para conversar sobre o como foi o andamento do dia, pois este é o espaço ideal para esta situação. Não só isso, o conceito de sala de TV e Home Theater ainda não se encontra muito difundido nas moradias atuais, até, mesmo, devido aos pequenos espaços proporcionados nas construções dos apartamentos. O resultado é a presença da TV e o Home neste espaço tão importante, o que o torna comum para uma forma de entretenimento.

 

Mas, enfim, como decorar uma sala de estar? Responder esta pergunta num sentido genérico é muito complicado uma vez que a decoração de sala de estar e qualquer sala se  trate de um trabalho que deva ser personalizado e depende do gosto dos costumes e da expectativa do ou dos moradores. No entanto, não desanime!

 

estilo victorian interior 4 Decoração de Sala de Estar e Como Decorar | Decoração, Design e ArquiteturaVocê mesmo pode saber quais são seus gostos e reconhecer suas expectativas. Em outras palavras, responder a seguinte questão: Qual é seu estilo? Assim, em resposta a esta questão e com a adoção de algumas pequenas regras para decorar sua sala será possível que isso aconteça sem muito esforço de sua parte. Vejamos quais são elas então.

 

ESCOLHENDO SEU ESTILO

Que cor gosta? Quais tipos de salas você viu e quais os que mais gostou? Que tipo de mobiliário prefere? Você prefere ambientes mais, ou menos minimalistas? Qual o tipo de material que mais aprecia em uma decoração? Responda com o coração e anote tudo com muita atenção. Vá atrás de suas repostas. Caso não tenha idéia sobre o que responder, veja revistas, vá a mostras, busque exemplos na internet e você verá que as respostas logo começarão a aparecer. Lembre-se que saber seu estilo é essencial para sua satisfação com o resultado final da decoração de sala de estar. Então vamos lá! Vá em frente!

 

DETERMINANDO O LAYOUT

Se você já tem o mobiliário e não vai trocá-lo, excelente! Apenas fique atento às seguintes regras:

É importante que haja circulação na sala. Assim, o mobiliário deve estar presente de forma a não comprometer quem vai andar por ela;

Mesa de centro, apenas se for possível sobrar um espaço de no mínimo 50 cm ao redor dela para passagem.

Esteja atento às passagens e verifique se há espaço para uma movimentação adequada pela sala, sem ter que chutar um móvel qualquer.

 

estilo victorian interior 1 Decoração de Sala de Estar e Como Decorar | Decoração, Design e Arquitetura

Se ao contrário vai adquirir novo mobiliário, então meça com muita atenção a área reservada para o espaço da sala. Crie um desenho que represente este espaço em escala e novamente desenhe de forma simples os móveis também em escala neste espaço de forma a respeitar as regras acima. CUIDADO! O ideal é que faça isso com muita atenção para não adquirir um móvel de tamanho inadequado o que pode representar prejuízo para seu bolso. Na dúvida, você pode pedir a ajuda de um profissional para esta tarefa. Existem diversos métodos para a elaboração de um layout. Um deles é o uso dos jornais juntados ou recortados nas dimensões dos móveis que deseja adquirir no chão para a verificação que os detalhes de passagens e circulação estejam de acordo com as regras de ergonomia. Você pode também fazer o uso de simuladores que apresentei no post Alguns Simuladores que podem ajudar em seus Projetos para esta tarefa.

 

O Importante a frisar nesta tarefa é que o mobiliário deve atender os moradores em gosto e número. Pense assim: Não tem sentido em uma moradia com 4 moradores, ou mesmo, que receba uma média de 5 pessoas, não ter um mobiliário necessário para atendê-los, como, por exemplo, um conjunto de assentos que permitam que se sentem apenas 3 pessoas. Claro que toda regra tem exceção o que vale para qualquer sala de estar, no entanto, existem algumas alternativas no mercado que permitem a versatilidade de móveis para espaços pequenos permitindo a liberação de novos assentos como pode ser visto em alguns posts neste blogsite.

 

Com relação à distribuição do mobiliário neste layout, uma das possíveis idéias é de se começar por um ponto que seja foco a partir do qual se executa a distribuição do mobiliário restante. Isto vale para salas de todos os tipos sejam elas quadradas, retangulares ou em L. Saiba mais sobre distribuição e circulação na sala neste vídeo apresentado pelo designer de interiores Roberto Negretti.

 

 

 

REVESTIMENTO DAS PAREDES

Em mãos dos detalhes das fases acima e sendo você uma pessoa mais despojada, ou mais clássica, ou talvez mais contemporânea é bom lembrar que o excesso pode levar ao cansaço e já a falta pode levar à monotonia. O ideal para decoração de sala de estar é que as paredes façam um pano de fundo, ora para harmonizar com, ou ora para destacar objetos e/ou móveis distribuídos pelo ambiente criando um todo harmônico ou um centro de atenção.

 

Para o uso de cores, há opiniões que falam em duas, três e até quatro cores para uma ambiente, entretanto, mais uma vez, pense sobre o que deseja para a sala e procure usá-las de forma a não sobrecarregar o ambiente. Como já foi discutido antes em outros artigos, se deseja um destaque em um ambiente pequeno, pinte ou revista com papel de parede, madeira ou mesmo uma série de outros revestimentos no mercado, apenas uma das paredes.

 

estilo rustico 3 Decoração de Sala de Estar e Como Decorar | Decoração, Design e ArquiteturaEm particular em se tratando de cor prefiro usar o branco em espaços pequenos ou variações muito suaves dele, para conservar a sensação de maior dimensão do ambiente. Com relação às cores vejo que a melhor forma de usá-las é de forma pontuada para criar uma sensação de equilíbrio. Não só para salas de estar, como também para outros espaços como quarto de casal, sala de jantar etc, paredes com tons neutros claros são também uma excelente idéia para conseguir destacar cores pontuadas, detalhes e permitir uma decoração de interiores que sugere tranquilidade ao ambiente. 

 

Para compreender melhor os efeitos e as sensações fornecidas pelas cores podem ser observados em Cores e suas funcionalidades na Decoração

 

 

TECIDOS

Os tecidos oferecem sensações táteis que podem ou não nos agradar. Assim, ninguém gosta de se sentir mal até mesmo ao tocar um tecido ou ao andar descalço sobre um tapete. Para isso é que se encontram várias opções de tecidos. Pesquise, toque-os, e sinta o que mais lhe agrada. Em geral tecidos de algodão são mais macios e proporcionam um conforto inigualável (Quanto maior o número de fios mais maciez). Além dele, existem vários outros com a mesma característica que colocados na sala gerarão conforto e bem estar.

A grande questão aqui é se você tem ou não crianças em casa o que pode determinar uma escolha baseada principalmente na manutenção. Cores claras tendem a mostrar a sujeira e manchas muito mais rapidamente que cores escuras. Uma boa idéia é o uso de capas cuja manutenção é muito mais prática.

O mesmo vale para os tapetes. Além do tecido, ele pode compor a cor de destaque da decoração de sala de estar, como também, colaborar em seu desenho com as formas e linhas envolvidas no espaço.

Finalizando as cortinas devem ser suaves para pequenos espaços e seguem regras semelhantes aos itens apresentados acima. É importante um controle adequado da iluminação natural para momentos especiais como o de uso da TV, proteção do excesso da luz solar etc. O Blackout  pode ajudar nesta tarefa. Para saber um pouco mais sobre cortinas veja Uma janela para o céu e uma cortina para uma Janela

 

ILUMINAÇÃO

A luz tem um papel fundamental para determinação de climas adequados para determinadas situações principalmente no que se refere a sala de estar. Além disso, ela pode interferir na sensação de dimensão do espaço, fazendo-o parecer maior ou menor. O ponto fundamental aqui é que sem uma iluminação adequada, nenhuma decoração de interiores resiste. De fato, ela pode ser de vários tipos, por isso novamente busque exemplos e perceba as possíveis formas de uso e os diversos climas que ela pode gerar nos ambientes. Tente perceber as sensações que um exemplo de iluminação cria em você? Aí está a resposta para seus sentidos. Até mesmo a luz de velas bem colocada e complementando a iluminação já existente pode gerar momentos inesquecíveis e especiais em nossa vida.

 

Não se esqueça que a luz natural também tem um papel importantíssimo na decoração de sala de estar e de quase todos os ambientes, e por isso ela deve ser observada com cuidado em todos os ambientes. Muita atenção para o efeito dela sobre as cores escolhidas para avaliar se realmente a cor lhe oferece a sensação visual de tonalidade que deseja (A dica aqui é pintar a parede em um quadrado de 1mX1m e observar os efeitos da luz natural sobre a pintura em diversos horários para verificar se e a cor está dentro de suas expectativas. Assim você pode escolher a cor adequada de seu ambiente com base na luz).

 

Você pode conhecer mais sobre iluminação em Luminárias: Iluminam e decoram sua casa ou Iluminação sustentável em projetos por Clarissa Goyatá

 

DETALHES FINAIS

Os objetos decorativos, TV, Home etc, preenchem os requisitos finais. É óbvio que a harmonização destes objetos podem ser efetuadas pela escolha da cor, material, forma etc. Pense no seguinte:

Distribua-os de forma a obter um equilíbrio visual da Sala.

Mantenha-os arrumados e organizados para não levar à impressão de bagunça no ambiente.

Plantas podem colaborar em muito com o aspecto natural e a sensação de vida na sala de estar

 

MAIS ALGUNS EXEMPLOS

sugestão de decoração de salas aqui apresentada oferece algumas pequenas regras que pode lhe ajudar a renovar a decoração. Todos temos os nossos gostos e podemos entender o que realmente esperamos e desejamos como resultado final de uma decoração de ambiente. Não é muito difícil pensar desta tarefa. Para isso, basta não pensarmos muito. Basta apenas que deixemos que nossas sensações comandem nosso corpo. Estas sensações ocorrem pelo que observamos, pelo toque, pelo cheiro, pelo que se ouve e pelo paladar. É desta forma que podemos compreender o que somos, e partir daí, chegarmos a uma decoração que tem nossa identidade e a nossa “cara”.

 

Finalizando, deixo mais um vídeo de decoração de sala de estar além de algumas fotos que em sua maioria apresentam uma estética que segue por linhas mais clássicas considerando o tipo do mobiliário e dos objetos que compõem toda a decoração. A maioria apresenta uma cor neutra nas paredes e os destaques ficam por conta das formas e linhas definidos nos objetos e mobiliário.

 

Estes ambientes são inspiradores e podem contribuir em muito para a decoração deste espaço. Por exemplo, veja como as plantas são dispostas no sexto exemplo. No terceiro exemplo observe a forma como as cores foram aplicadas. A tranqüilidade gerada pela restrição no uso de cores no último exemplo diante de cores como o branco e uma nuança do azul na parede. A nítida característica étnica do sétimo exemplo, considerada a presença do quadro, mobiliário e dos objetos que formam a composição.

 

Enfim, como sempre afirmo em outros exemplos já mostrados, ao olharmos estes espaços sempre encontraremos detalhes importantes que reafirmam novas idéias e apresentam soluções para nossos próprios espaços. Assim, observe tudo com muita atenção; Aproveite e crie novas idéias.

 

decoracao sala de estar1 Decoração de Sala de Estar e Como Decorar | Decoração, Design e Arquitetura

decoracao sala de estar2 Decoração de Sala de Estar e Como Decorar | Decoração, Design e Arquitetura

decoracao sala de estar3 Decoração de Sala de Estar e Como Decorar | Decoração, Design e Arquitetura

decoracao sala de estar4 Decoração de Sala de Estar e Como Decorar | Decoração, Design e Arquitetura

decoracao sala de estar5 Decoração de Sala de Estar e Como Decorar | Decoração, Design e Arquitetura

decoracao sala de estar6 Decoração de Sala de Estar e Como Decorar | Decoração, Design e Arquitetura

 

fonte

 

Se você precisa de mais dicas para decorar sua sala de estar acesse Sala de Estar e Melhora. Acredite! Sempre é possível.(I) e você pode ver outros exemplos em artigos relacionados abaixo.

 

Obrigado pela visita

 

Marcos César

 

email

Pesquisas que levaram a este Blogsite:

  • decoracao de salas
  • decoração de sala de estar
  • sala de estar
  • salas de estar
  • decoração de salas de estar