Decoração de Quarto de Casal – Como Decorar

Olá a todos!

A decoração de quarto de casal pode ser uma atividade estimulante para aqueles que vão se casar ou mesmo àqueles que são solteiros e moram sozinhos. Algumas dicas ajudam a montar e como decorar, para assim, obter neste ambiente de descanso, a tranqüilidade e o bem estar necessários para renovar nossas forças para cada novo dia que amanhece.

Acho que a maioria das pessoas que estão lendo este artigo, já deve ter entrado em um quarto decorado em mostras e percebido as diversas sensações que esta experiência deve proporcionar. Aconchego, conforto, inspiração e uma série de outras sensações, que vocês devem estar lembrando neste momento. Na verdade quem não deseja sentir estas sensações agradáveis na maioria dos momentos de nossas vidas?

Assim, ame este ambiente e faça com que seus sonhos se realizem nele, mesmo que seja da forma mais simples possível. E é para buscar as sensações que você tanto sonha, que estou passando algumas informações que poderão lhe ajudar. Então, ânimo e vamos em frente:

Tudo deve ter o seu lugar.

Incomoda o fato de termos de guardar algo e não haver um lugar específico para isto. Então para um projeto de quarto de casal planeje um mobiliário adequado para atender suas necessidades de espaço. Verifique se o armário que deseja, apresenta as dimensões necessárias para suportar todos os seus pertences. Avalie esta condição para os outros móveis. Móveis planejados podem colaborar em muito no ganho de cada centímetro do quarto. É muito gostoso andar livremente por um espaço de forma que nada o atrapalhe seu caminho. Então, priorize a circulação para que você não tenha a sensação de bloqueio. Se for necessário, adquira armários com portas corrediças. Faça desenhos, use jornais sobre o chão para marcar as áreas que serão ocupadas pelos móveis e a partir daí verifique se as dimensões dos móveis que vai adquirir, vão lhe fornecer a circulação adequada.

Qual é seu estilo?

Com as informações acima, responda: Que cor gosta? Quais tipos de quartos você viu e quais os que mais gostou? Que tipo de mobiliário prefere? Você prefere ambientes mais, ou menos minimalistas? Qual o tipo de material que mais aprecia? Responda com o coração e anote tudo. Vá atrás de suas repostas. Para decorar este, bem como, de outros espaços como sala de estar, cozinha etc, é necessário conhecer estes detalhes quase que minuciosamente. Caso não tenha idéia sobre o que responder, veja revistas, vá a mostras, busque exemplos na internet e você verá que as respostas logo começarão a aparecer. Você deseja conforto? Então não se esqueça de adquirir um colchão de qualidade, macio, e durável, que apresente o conforto necessário para seus momentos de descanso. Investir nele é investir num dia seguinte cada vez melhor. Assim, pesquise, experimente e depois faça sua escolha das características que deseja ao seu quarto.

Como revestir as paredes?

Para responder esta pergunta, você buscou todas as fontes de exemplos citadas acima? Se sim, então já está preparado para respondê-la. Claro, que você pode ser uma pessoa mais despojada, ou mais clássica, ou talvez mais contemporânea. Assim, ao ter a resposta, é bom lembrar que o excesso pode levar ao cansaço e já a falta pode levar à monotonia. O ideal é que as paredes façam um pano de fundo, ora para harmonizar com, ou ora para destacar objetos e/ou móveis distribuídos pelo ambiente criando um todo harmônico ou um centro de atenção. Para o uso de cores, há opiniões que falam em duas, três e até quatro cores para uma ambiente, entretanto, mais uma vez, pense sobre o que deseja e procure usá-las de forma a não sobrecarregar o ambiente. Como já foi discutido antes em outros artigos, se deseja um destaque em um ambiente pequeno, pinte ou revista com papel de parede, madeira ou mesmo uma série de outros revestimentos no mercado, apenas uma das paredes. Distribua em pequenos detalhes seja do enxoval, ou dos objetos que compõe o quarto as cores que gosta. Combine estampas e motivos de um papel de parede. Em revistas ou mesmo na internet há uma série de exemplos de quartos nessas características. Com paciência e carinho você pode chegar a resultados surpreendentes ao seu quarto. Pode apostar.

A escolha dos tecidos.

O bem ou mal estar está muito ligado às nossas sensações. Assim, ninguém gosta de se sentir mal até mesmo ao tocar um tecido ou ao andar descalço sobre um tapete. Para isso é que se encontram várias opções de tecidos. Pesquise, toque-os, e sinta o que mais lhe agrada. Em geral tecidos de algodão são mais macios e proporcionam um conforto inigualável (Quanto maior o número de fios mais maciez). Além dele, existem vários outros com a mesma característica. Enfim, busque aqueles, seja no tapete ou no enxoval, que mais lhe agrade e corresponda a seus sonhos e desejos de seu dia a dia, principalmente no que diz respeito a seus momentos íntimos e de descanso.

Iluminação.

Como já citado em outros artigos deste Blog, a luz tem um papel fundamental para determinação de climas adequados para determinadas situações. Além disso, ela pode interferir na sensação de dimensão do espaço, fazendo-o parecer maior ou menor. O ponto fundamental aqui é que sem uma iluminação adequada, nenhuma decoração de quarto de casal, ou mesmo, qualquer outro espaço, resiste. Ela pode ser de vários tipos, por isso novamente busque exemplos e perceba as formas de uso e o clima que ela pode criar nos ambientes. Mais ainda, quais as sensações que um exemplo de iluminação cria em você? Aí está a resposta para seus sentidos. Até mesmo a luz de velas bem colocada e complementando a iluminação já existente pode gerar momentos inesquecíveis e especiais em nossa vida incluindo o seu próprio.

Aqui fica minha pequena colaboração a você que deseja renovar sua vida começando a decoração de quarto de casal , seja só ou na presença de um cônjuge. Também, para colaborar, criei, aqui a oportunidade para pessoas que desejassem uma idéia para decorar seus quartos, enviassem uma planta baixa contendo as medidas de seu quarto para que eu fizesse um pequeno projeto sem custo algum.

O resultado foram alguns projetos desenvolvidos, como em Quarto de casal de 19.5m2: Uma idéia e Quarto de Casal: Uma idéia em um espaço 3.33mX2.81m, entre outros. Infelizmente nem sempre isso é possível, como algumas pessoas já me solicitaram por email, pois esta é uma forma que disponho para viver, além de meu tempo estar bastante reduzido para esta tarefa. No entanto, em breve estarei voltando a abrir novamente esta possibilidade, a um custo bem reduzido. Esta é uma forma de você obter uma idéia e os dados necessários para montar o recanto de descanso de seus sonhos.

  

Abaixo estão algumas sugestões de quartos encontrados aqui, aos leitores, para que se baseiem em seus projetos pessoais. Ficam também algumas dicas e comentários sobre as sugestões apresentadas que se juntam a outros artigos  neste site.

 

quarto1 Decoração de Quarto de Casal   Como Decorar | Decoração, Design e Arquitetura

O primeiro austero e contemporâneo faz uso de cores com variações das cores tabaco (com certa predominância), creme, preto e um toque de vermelho. Neste observa-se o uso de linhas retas e certa horizontalidade amenizada por alguns detalhes como colunas e armário.

 

 

 

quarto2 Decoração de Quarto de Casal   Como Decorar | Decoração, Design e Arquitetura

Neste a verticalidade tem mais expressão (sugere uma altura maior) além de leve e claro. Aqui, explora-se o destaque pontual para uma cor na tonalidade café.

 

 

 

 

quarto3 Decoração de Quarto de Casal   Como Decorar | Decoração, Design e Arquitetura

Aqui o tom laranja ganha o destaque com alguns toques de cinza. O planejamento do armário considerou a irregularidade da parede. Já a janela pode sugerir a existência de uma cortina (preservação do mobiliário devido à ação da luz solar)

 

 

 

quarto4 Decoração de Quarto de Casal   Como Decorar | Decoração, Design e ArquiteturaJá neste segue um estilo aproximadamente provençal, leve com algumas variações de rosa que sugerem romantismo.

 

 

 

 

 

quarto5 Decoração de Quarto de Casal   Como Decorar | Decoração, Design e Arquitetura

Novamente um quarto romântico que também sugere um estilo provençal. Repare no destaque das estampas florais com detalhes em verde

 

 

 

 

quarto6 Decoração de Quarto de Casal   Como Decorar | Decoração, Design e Arquitetura

O uso do contraste pode causar efeitos interessantes como destacar objetos. Repare o que acontece neste, com o lustre e a lareira nesta decoração de quarto de casal.

 

 

 

 

 

quarto7 Decoração de Quarto de Casal   Como Decorar | Decoração, Design e Arquitetura

Já a deste segue de maneira leve com uso de cores pastéis nos tecidos e parede, e o branco na maioria do mobiliário. Perceba que a cama e o baú fazem contra ponto, uma vez que seguem um estilo contemporâneo. Repare que os espelhos nas portas exatamente em frente à cama, é algo que algumas técnicas (por exemplo, Feng shui) de decoração não aconselham.

 

 

 

quarto8 Decoração de Quarto de Casal   Como Decorar | Decoração, Design e Arquitetura

Este por sua vez, como o anterior, sem, no entanto, a presença deum forte contra ponto de estilo, segue também por uma aparência provençal.

 

 

 

 

 

Em breve adicionarei mais exemplos e espero ter colaborado com o tema.

Começe hoje mesmo a realizar seu sonho de decoração de quarto de casal. Faça as medidas deste espaço de dormir, pesquise objetos e móveis que deseja ter procure preços que cabem melhor em seu bolso. O resultado será gratificante.

Caso você tenha alguma sugestão, idéia, tenha alguma dúvida ou queira dizer algo a respeito do tema, deixe um comentário. E para ver mais informações sobre o assunto você pode acessar clicando em: (Quarto de casal e algumas dicas, Quartos Cores e Tecidos em Enxovais e Jogos de Cama ou Quarto e Revestimentos para suas Paredes)

Mais informações em outros sites a respeito deste assunto pode ser visto em: Eu Decoro, Casa Abril, Decoração Arquitetura, Via Mulher, Melhor Amiga.

 

Obrigado pela visita

 

Abraços

 

Marcos

email

Pesquisas que levaram a este Blogsite:

  • decoracao de quarto de casal
  • quarto de casal
  • decoração de quartos
  • decoração de quarto
  • decoração de quartos de casal