Decoração de Banheiro – Dicas de Simples Decoração

banheira europeia Decoração de Banheiro   Dicas de Simples Decoração | Decoração, Design e Arquitetura

O desenvolvimento de um projeto de como decorar um banheiro deve seguir as mesmas etapas definidas para decoração de qualquer outro ambiente da casa como sala, cozinha, quarto etc. Por isso, para conhecer estas etapas veja a série de artigos Cozinha e planejamento e saber mais sobre o assunto.

No entanto, para quem vai fazer uma reforma e decoração de banheiro alguns detalhes devem ser pensados com bastante cuidado. Por exemplo, o uso de cores em revestimentos, louças, como também, dos tipos de materiais e objetos envolvidos deve ser estudado com atenção, sem esquecer claro das funcionalidades e necessidades. O mais aconselhável neste caso é a presença de um profissional. Atualmente, uma técnica muito importante para quem não deseja errar na decoração de um banheiro é a adoção do branco nos revestimentos e louças o que permite trabalhar com cores nos objetos que estarão presentes, e mais ainda, mudar a decoração sem muito custo. Neste artigo são apresentadas algumas dicas de simples decoração que podem colaborar para melhorar este espaço:

 

- A claridade em um banheiro é um item importante. Assim uma boa iluminação é primordial. A luz amarela por possuir um alto IRC (Índice de Reprodução de Cores) é mais adequada (Principalmente para quem faz uso de maquilagens).

- Em um projeto de banheiro ou vários espelhos bem escolhidos e posicionados não só pode criar uma maior sensação de espaço, como também, reflete a luz criando um ambiente mais claro.

- Caso o banheiro seja muito pequeno evite revestimentos com motivos grandes para não causar uma sensação de um espaço ainda menor.

- As Pastilhas de vidro podem dar um toque muito especial seja presente como revestimento de maneira parcial ou total. No entanto, em virtude de seu preço o mais Ideal, em termos de custo numa decoração de banheiro, é pensar colocá-las em pequenas dimensões como faixas, mosaicos e outros desenhos, acima de bancada ou pia etc.

- O uso de pequenos tapetes no banheiro pode criar aconchego, entretanto por ser uma área molhada a manutenção deles precisa ser quase que constante devido ao excesso de umidade que o torna sujo em pouco tempo.

- Ainda se tratando em revestimentos de banheiros pense que ao adotá-los você poderá criar um clima muito especial a ele dado o projeto de iluminação adotado. Caso deseje um clima aconchegante, revestimentos de paredes em tons escuros trarão esta sensação, no entanto, trarão junto á sensação de um banheiro menor. Já caso queira uma sensação de frescor e amplitude, as tonalidades claras nos revestimentos seja de piso ou parede são mais ideais

- Vale lembrar que a circulação deve ser preservada, assim vale a regra “menos é mais” em pequenos espaços. Por isso, poucos móveis com dimensões apropriadas para guardar o que for estritamente necessário é o primeiro requisito para se causar uma sensação de bem estar.

- A decoração de banheiro como qualquer espaço da moradia deve levar em conta quem vai utilizá-lo fazendo-se com que se saiba a idade, a quantidade de pessoas, os hábitos e uma série de características que deverão ser tomadas como base para a elaboração de um projeto que seja funcional para atender os moradores de maneira adequada. CUIDADO no caso de idosos, pois os pisos podem fazer muita diferença em termos de segurança. Conheça mais a respeito dos cuidados com o idoso aqui.

- Como todas as decorações de espaços projetados para crianças, o banheiro deve assumir preferencialmente as características em conformidade com suas idades e faixa etária. Então, em banheiros específicos a elas pode haver a necessidade de adaptações adotando flexibilidade para mudanças à medida que suas idades avançam.

- Em suítes ou banheiros de quartos de casal uma proposta interessante seria adotar um projeto de banheiro que pudesse atender o casal simultaneamente. Claro que esta idéia esta limitada ao espaço físico do banheiro. Em todo o caso se o espaço for suficiente para esta adoção ótimo.

- Conforme o tamanho do banheiro, pode-se fazer uso de armários ou prateleiras para atender a necessidade de armazenamentos de toalhas e vários outros objetos. Assim, cuidado ao colocar aqueles que necessitam de furos na parede. Lembre-se que é necessária a planta de hidráulica para não cometer erros como o de furar um cano.

- Adote ralos de fácil remoção ou mesmo aqueles que podem ser fechados para que o cheiro não se distribua pelo ar. Pense também na necessidade de evitar infiltrações, seja para ambientes adjacentes, ou mesmo, para outros apartamentos no caso de prédios. Por isso, tenha muito cuidado no processo de impermeabilização do banheiro.

- A adoção de banheira, Ofurô ou Sauna fica condicionada ao tamanho do banheiro. Estes itens são além de decorativos para qualquer decoração banheiro também precisam de manutenção e instalação, adequados e por especialistas. Já o uso de quadros, som ambiente, plantas revisteiros etc, são uma boa opção para proporcionar conforto, no entanto, vale lembrar que também estão limitados à questão do espaço e não devem ser colocados de maneira a comprometer a circulação.

- A adoção de aparelhos eletrônicos num projeto de banheiro deve ser tomada tendo em mente que estes devem ser resistentes à umidade mantendo-os o mais afastado possível das fontes de vapor. CUIDADO! Aparelhos com fios próximo à água podem representar perigo. Ergonomicamente, secadores, barbeadores, depiladores etc, devem estar posicionados próximo da pia e espelho como também a tomada para conectá-los.

- Duchas higiênicas são uma grande opção nos dias de hoje principalmente se adotada na lateral do vaso sanitário. Outra idéia interessante é a adoção de ventilação ou exaustão preferencialmente próximo ao emissor de vapores como o chuveiro. Isto permite a redução da umidade não comprometendo rapidamente a pintura do banheiro o que é muito comum.

Finalmente, abaixo, ficam alguns banheiros como exemplos e idéias para o leitor. Eles refletem tendências e surpresas para quem deseja saber o que acontece na atualidade. Avalie você mesmo.

 

banheiros decorados atualidade 1 Decoração de Banheiro   Dicas de Simples Decoração | Decoração, Design e Arquitetura

banheiros decorados atualidade 2 Decoração de Banheiro   Dicas de Simples Decoração | Decoração, Design e Arquitetura

banheiros decorados atualidade 3 Decoração de Banheiro   Dicas de Simples Decoração | Decoração, Design e Arquitetura

banheiros decorados atualidade 4 Decoração de Banheiro   Dicas de Simples Decoração | Decoração, Design e Arquitetura

banheiros decorados atualidade 5 Decoração de Banheiro   Dicas de Simples Decoração | Decoração, Design e Arquitetura

banheiros decorados atualidade 6 Decoração de Banheiro   Dicas de Simples Decoração | Decoração, Design e Arquitetura

banheiros decorados atualidade 7 Decoração de Banheiro   Dicas de Simples Decoração | Decoração, Design e Arquitetura

banheiros decorados atualidade 8 Decoração de Banheiro   Dicas de Simples Decoração | Decoração, Design e Arquitetura

banheiros decorados atualidade 9 Decoração de Banheiro   Dicas de Simples Decoração | Decoração, Design e Arquitetura

banheiros decorados atualidade 10 Decoração de Banheiro   Dicas de Simples Decoração | Decoração, Design e Arquitetura

 

conceito atual de decoração de banheiro abrange a idéia de um espaço de relaxamento, paz, tranquilidade e até mesmo proteção. Assim espero ter colaborado neste sentido com as as idéias aqui expostas.

Qualquer sugestão é só escrever.

 

Bom banho e muito obrigado pela visita

 

 Marcos César

email

Pesquisas que levaram a este Blogsite:

  • banheiros decorados
  • decoração de banheiros pequenos
  • yhs-fh_lsonsw
  • o que colocar em dentro do banheiro simples é pequeno
  • oque colocar na decoraçao do banheiro