Arquitetura de Interior e Decoração na Medida Certa

Olá!

 

Observando os ambientes e a arquitetura de interior, abaixo, além de apresentarem grande beleza, apresentam também uma característica arquitetônica marcante que por si só já expressam linhas e revestimentos que harmonizam com estes espaços. Toda a arquitetura interna e a decoração envolvida composta do restante dos elementos e ornamentos presentes neles dão origem a um todo equilibrado e harmônico que se caracteriza principalmente pela visão de nossos olhares.

 

No entanto, tendências atuais apontam para a valorização da arquitetura de Interior em detrimento dos ornamentos, ou seja, a decoração começa pela valorização das linhas internas, revestimentos, iluminação e outros itens relacionados a ela. Embora a expressão de gosto seja uma característica individual de cada um, e assim, acabamos por encontrar quem se identifique com ambientes ultraminimalistas e ao mesmo tempo com ambientes maximalistas, é certo que há algumas razões para a não adoção de uma ou outra estética de forma tão radicalizada ou polarizada.

 

Particularmente, prefiro uma estética mais minimalista, pois na minha opinião, o excesso de informação compromete a estabilidade de nossos sentidos, no entanto, o que ocorre, é que em alguns trabalhos recentes, tem-se a adoção destes pólos com um certo extremismo, criando por um lado, ambientes frios e sem personalidade levando os moradores a um certo marasmo e a não identificação com o espaço em questão, e por outro, a criação de ambientes altamente sufocantes que chegam a comprometer a circulação e até mesmo o bem estar dos indivíduos presentes nele.

 

Claro que isto também pode ser uma questão de opinião pessoal e você pode deixar a sua em comentário. Entretanto, embora a decoração deva ser feita com o coração, é importante notar que aspectos racionais também colaboram para a nossa sensação de bem estar. Neste ponto, então, para você que está lendo, pense em alguns deles:

Ambientes vazios acabam trazendo uma sensação de vazio e tédio, principalmente se ele for totalmente branco.

Espaços com poucos elementos distribuídos inadequadamente e com grande espaçamento entre eles criam a sensação de desequilíbrio e falta de unidade no ambiente.

Ambientes mais minimalistas colaboram com a impressão de um espaço maior, principalmente em pequenos espaços. Ao contrário, ambientes sobrecarregados de uma forma aleatória sufocam pequenos espaços.

A manutenção do espaço é fundamental. Assim, em sua opinião, qual tipo de estética permite um maior facilidade de limpeza? 

Bem, essas são apenas algumas razões para a adoção ou não de uma estética ou outra.

 

Finalizando, não quero dizer aqui que não seja possível uma estética maximalista que cause uma sensação de bem estar, ou que não seja possível uma estética minimalista que apresente personalidade e identidade. Eu apenas quis apenas que dizer privilegiar a apenas a arquitetura interna de uma ambiente sem levar em conta a ornamentação, pode levar a resultados pobres e sem criatividade. Já a ornamentação em excesso em um ambiente que possui uma bela arquitetura interna pode esconder a beleza de uma composição conjunta que por si só seria a maior beleza de todas, pois seria como aproveitar todo o potencial estético possível do espaço.

 forma arquitetura interior8 Arquitetura de Interior e Decoração na Medida Certa | Decoração, Design e Arquitetura

forma arquitetura interior1 Arquitetura de Interior e Decoração na Medida Certa | Decoração, Design e Arquitetura

forma arquitetura interior2 Arquitetura de Interior e Decoração na Medida Certa | Decoração, Design e Arquitetura

forma arquitetura interior31 Arquitetura de Interior e Decoração na Medida Certa | Decoração, Design e Arquitetura

forma arquitetura interior4 Arquitetura de Interior e Decoração na Medida Certa | Decoração, Design e Arquitetura

forma arquitetura interior5 Arquitetura de Interior e Decoração na Medida Certa | Decoração, Design e Arquitetura

forma arquitetura interior6 Arquitetura de Interior e Decoração na Medida Certa | Decoração, Design e Arquitetura

forma arquitetura interior7 Arquitetura de Interior e Decoração na Medida Certa | Decoração, Design e Arquitetura

Obrigado pela visita, um grande abraço, e se desejar ver mais ambientes de decoração com arquitetura de interior acesse Decoração com aplicação de algumas cores secundárias

 

Marcos

email

Pesquisas que levaram a este Blogsite:

  • arquitetura interna
  • Arquitetura de interiores
  • arquitetura interiores
  • decoração interna
  • arquitetura interior